O que é um implante coclear? - Cochlear Day 2017

O que é um implante coclear?

O implante coclear é um dispositivo médico que imita a função de audição natural do ouvido interno. Ao contrário dos aparelhos auditivos, que simplesmente amplificam o som, os implantes cocleares desviam da parte danificada do ouvido interno e enviam os sinais elétricos diretamente ao nervo auditivo. Como os implantes cocleares estimulam o nervo auditivo diretamente, o som pode ser ouvido mais claramente do que algumas pessoas experimentam com os aparelhos auditivos.

Quem ele pode beneficiar?

Os implantes cocleares são uma boa solução para pessoas com perda auditiva moderada a profunda em ambos os ouvidos que não mais têm benefícios com os aparelhos auditivos.

Como eu posso saber mais sobre o implante coclear?

Dia 11 de fevereiro de 2017, será realizada no parque do Ibirapuera a segunda edição do Cochlear Day, o maior evento para deficientes auditivos da América Latina. Venha conhecer, tirar todas as suas dúvidas e trocar experiências com usuários e profissionais especializados, inscreva-se já!

Cochlear_Day_Espaco_Kids_285x214

Como eles são?

Um sistema de implante coclear tem duas partes: o processador de som externo e um implante coclear interno.

O processador de som externo lembra muito um aparelho auditivo atrás da orelha e é usado no ouvido. Há uma pequena antena acoplada ao processo, que transmite sinais do processador de som para o implante interno. A antena é posicionada perto da pele com um pequeno ímã.

O implante coclear interno é colocado atrás da orelha e logo abaixo da pele pelo cirurgião de implante. Uma pequena cadeia de eletrodos está acoplada ao implante, com 22 contatos de eletrodo no feixe. O cirurgião insere a cada de eletrodos na cóclea no ouvido interno.